• Português
  • English

Biologia Celular, Molecular, Tecidual e do Desenvolvimento

Código: 
RCG116
Área da Disciplina: 
Ciências Médicas
Vigência: 
1º Ano/1º semestre
Número de Créditos: 
11
Nº de Vagas Oferecidas: 
100
Docente(s) Responsavél(eis): 
Ângela K. Cruz
Docente(s) Responsavél(eis): 
Maria Luisa Paçó-Larson
Docente(s) Responsavél(eis): 
Ricardo G. P. Ramos
Docente(s) Responsavél(eis): 
Roy E. Larson
Observações: 
Objetivo:
- Estimular e orientar os estudantes a buscarem e assimilarem conhecimento sobre a Biologia Celular de maior interesse para a formação médica. 
- Propiciar a compreensão integrada de mecanismos moleculares, suas manifestações em processos e funções celulares e dos Tecidos, até a organização estrutural e desenvolvimento dos organismos complexos. 
- Introduzir o estudo das células e dos tecidos, com ênfase nos aspectos morfológicos e funcionais, em nível celular e subcelular, e composição molecular.
Ementa (programa resumido):
- Os tópicos de Biologia Celular são ministrados de maneira integrada, proporcionando aos alunos maior compreensão e entendimento das estruturas, os mecanismos moleculares dinâmicos que ocorrem nas células, tecidos e órgãos. 

- Histologia Geral: tecido epitelial, tecido conjuntivo, tecido cartilaginoso, tecido ósseo, ossificação, tecido muscular, tecido nervoso, pele. 

- Embriologia Geral: gametogênese, fecundação, clivagem, blastocisto, e implantação, gastrulação e formação do embrião trilaminar, anexos fetais, somitogenese, neurulação, fechamento do embrião, bases genéticas e moleculares da embriogênese.